quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Branquidade, Cadê Você? E a Normativa do MPOG


A jornalista Silvana Sá da ADUFRJ procurou-me para que ouvir minha opinião sobre a instrução normativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) que determina a aferição da negritude em concursos públicos. Motivada pelo convite e pelas conversas com Fernanda Cockell e Helena Fialho, manas do Coletivo NegraMãe escrevivi.

Desde quando no Brasil Preto precisa provar que é Preto gente?

Resposta: desde que pessoas BRANCAS estão usurpando na maior cara de pau direitos destinados a pessoas PRETAS. Já passou da hora de situar a branquidade em todo este debate, que vai muito além de ser contra ou a favor da normativa sobre comissões de aferição da negritude em concursos públicos.

A questão principal é que se estas comissões são recorrentemente defendidas por ativistas dos movimentos sociais negros não é com objetivo de propagar eugenia, ressuscitar a Antropometria de Lombroso, Nina Rodrigues e cia ou métodos equivalentes, métodos estes aliás criados pelas elites brancas e racistas de nosso país. É bem mais reto e chão que isso. 

É simplesmente porque existem pessoas brancas beneficiando-se, tirando proveito, take advantage das cotas raciais, um recurso destinado a pessoas negras a partir de muita luta, trabalho e pesquisas dos ativistas dos movimentos sociais negros e aliados brancos.

Dos pontos de vista de parte dos ativistas negros (é sempre bom lembrar que Movimento Negro não é uma coisa só), as implementações de comissões de aferição têm o sentido de “tentar manter e aprimorar políticas de Ações Afirmativas” como diz Jessyca Hipólito em seu brilhante texto. No caso do governo interino, diga-se de passagem, ilegítimo, o objetivo é reforçar o racismo, desqualificando uma política duramente conquistada e preterindo as populações negras do acesso à educação e aos empregos públicos.

Foca, foca, foca! Oportunismo branco resolvido com a culpabilização das pessoas negras. Mais uma das muitas marcas do Brasil machista, racista e patriarcal. A gente vê por aqui...


3 comentários:

  1. Oportunismo: marca registrada da branquitude!

    ResponderExcluir
  2. Interessante como os oportunistas seculares descobrem os subterfúgios quando construímos algo para transgredir a hegemonia.

    ResponderExcluir
  3. Nas primeiras horas do amanhecer pretendem abrir brechas na escuridão e se disfarçar de negrxs...Aproveitar uma brecha e se agarrar na (in)concretude da miscigenação para se aproveitar de uma ação potente e afirmativa como a política de cotas.Nesta hora vale "ser negrx".

    ResponderExcluir