terça-feira, 28 de junho de 2016

Cadê nossas Autoras Negras? Vamos somar na Campanha Vista Nossa Palavra FLIP 2016


Por: Giovana Xavier e Janete Santos Ribeiro, idealizadoras da Campanha Vista Nossa Palavra Flip 2016.


Logotipo da Campanha Vista Nossa Palavra Flip 2016 por Maria Julia Ferreira.

Após organizar o Seminário Intelectuais Negras: escritas de si que contou com a participação de 28 intelectuais negras de diferentes áreas e de participar de uma roda de conversa com Escritoras Negras no Terreiro Contemporâneo, no Centro do Rio de Janeiro, eu e a malunga Janete Santos Ribeiro, reforçamos nossa indignação com o fato da Festa Literária de Parati de 2016 homenagear a mulher sem o menor esforço de incluir mulheres negras na programação oficial sob alegação de que as que teriam sido convidadas (não sabemos seus nomes) recusaram o convite.


Roda de conversa com Escritoras Negras, Terreiro Contemporâneo (RJ), 23/06/16. Sentadas da esq. p/dir. Conceição Evaristo, Mel Adún, Esmeralda Ribeiro, Débora Almeida, Cristiane Sobral, Mirian Alves, Lia Vieira. Em pé (esq. p\dir.) Irís Amâncio, Dawn Duke e Elaine Marcelino.



Uma expressão define a questão: “mais do mesmo”. Mais uma vez vemos mulheres negras sendo silenciadas quando ousamos assumir lugares que não são pensados para nós. No Brasil, a autoria, a escrita e o mercado editorial seguem hegemonicamente brancos. Ao mesmo tempo, este tipo de invisibilização e desqualificação reforça o que tem sido o maior desafio dos movimentos sociais negros desde os primórdios. Articular a denúncia do racismo à criação e o desenvolvimento de proposições que o combatam de forma eficaz. Nessa linha: como criar propostas que expressem a nossa condição de autoras e donas de nossas próprias histórias? Como visibilizar as especificidades de nossos saberes, da nossa intelectualidade negra, que não se encerra na academia? Estas perguntas foram respondidas no passado por nomes como Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez e Eduardo Oliveira e Oliveira, pesquisadores negros que ousaram articular as agendas da academia e dos movimentos sociais. Inspiradas por seus debates e por nossa própria condição de intelectuais negras lançamos esta semana a campanha Vista Nossa Palavra Flip 2016. Como pesquisadoras ativistas, estamos trabalhando cooperativamente e sem financiamento por acreditar que é nosso compromisso lutar para que as nossas autoras negras e suas obras sejam tratadas com o merecido respeito. Convidamos vocês a somarem conosco participando da seguinte ação:


CADÊ NOSSAS AUTORAS NEGRAS?


Gravação de vídeos especialmente com nós, mulheres negras, lendo trechos de obras escolhidas de autoras negras brasileiras ou internacionais. Os vídeos podem ser gravados pelo celular e enviados para a página do evento Vista Nossa Palavra Flip 2016 no Facebook.


https://www.facebook.com/events/1237872466237058/


Compartilhem os vídeos nas redes sociais com as hashtags da campanha:


#vistanossapalavraflip2016 #cadênossasautorasnegras



Cadê Nossas Autoras Negras? Conceição Evaristo por Giovana Xavier.


Muita gente têm nos perguntado se há um formato específico. NÃO HÁ. Por se tratar de uma campanha autônoma, valorizamos a criatividade, a espontaneidade e especialmente a autoria de cada pessoa. Recomendamos apenas, se possível, priorizar a exibição do livro e/ou uma fotografia de nossa autora negra.




Cadê Nossas Autoras Negras? Mel Duarte por Janete Santos Ribeiro


Mas se não der, escolha um fragmento e leia. Já será maravilhoso. Afinal, parafraseando Cristiane Sobral “preto combina com tudo”.



Cadê Nossas Autoras Negras? Maria Firmina dos Reis por Alberto Mussa.

Mais atividades da Campanha Vista Nossa Palavra Flip 2016

Oficina Escrevivências nas nossas escolas


Dia: 29/06/16


Local: Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza no bairro de Costa Barros

Compreendendo o papel que a escola pública deve desempenhar nos processos de construção identitária de nossas crianças, em sua maioria negras, desenvolvemos a oficina Escrevivências nas nossas escolas. Baseada na metodologia dos valores civilizatórios afro-brasileiros de autoria da intelectual negra Azoilda Loretto da Trindade, na oficina, mediada por Claudielle Pavão (profa. da turma), Giovana Xavier e Janete Santos Ribeiro trabalharemos com crianças entre 12 e 14 anos a trajetória e a produção das seguintes autoras negras: Conceição Evaristo, Cristiane Sobral, Débora Almeida, Esmeralda Ribeiro, Mel Adún, Mirian Alves, convidando-as a pensarem as mulheres negras de seu entorno (familiares, vizinhas, educadoras) como escriveventes.


Ocupação Vista Nossa Pele Flip 2016 no Buraco do Galo

O
Samba do Buraco do Galo ocorre mensalmente no bairro de Oswaldo Cruz. Através da valorização dos compositores e do subúrbio carioca, este samba é muito mais que uma simples roda. Ele representa um expressivo movimento político de resistência cultural, que conta com sambistas como Edinho e Elias Silva, Ierê Ferreira e outros. No sábado, estaremos lá com um dia repleto de atividades que demarcam a nossa condição de autoras e autores negros.


SÁBADO - Dia 02/07


Endereço: Rua Dona Vicência, na Praça em frente à Estação de trem de Oswaldo Cruz

09:00h - Abertura e bate-papo com Giovana Xavier e Janete Santos Ribeiro, idealizadoras da campanha #vistanossapalavraflip2016

12:30 às 14h: Almoço

14h - Bate-papo e lançamento do livro Sobre-viventes da Ed. Pallas com a autora, Cidinha da Silva

15h - Roda de conversa Nossas Escritoras Negras


Convidadas:


Claudielle Pavão – Profa. Rede Municipal do Rio de Janeiro, Mestra em História (UFRRJ)


Elaine Marcelina – professora da FEUC, pesquisadora e autora de Mulheres incríveis


Lia Vieira – escritora, autora de Só as mulheres sangram


Marta Muniz Bento – Profa. Rede Municipal Japeri, Esp. Reeducação das relações étnico-raciais


Mediação: Selma Maria da Silva – professora e pesquisadora de literatura negra brasileira


18h - Gira de Autoras Negras

A partir das 19h - Roda de Samba do Buraco do Galo


ESPERAMOS TODES! Participe desta campanha por respeito e visibilidade às nossas Autoras Negras e seus escritos. Compartilhe!


#vistanossapalavraflip2016 #cadênossasautorasnegras




Logotipo da Campanha Vista Nossa Palavra FLIP 2016 por André Ribeiro.









2 comentários:

  1. Amiga, por favor, "enegrece" a fonte! É visualmente muito incômoda a leitura das letras brancas. Obrigada!

    ResponderExcluir